Entenda as diferenças entre Depurador, exaustor e coifa e qual o mais indicado para seu ambiente



Caso você esteja montando ou reformando sua cozinha, além de fazer o planejamento de móveis e decoração é muito importante que você escolha os eletrodomésticos que auxiliem na remoção da gordura e cheiro do ambiente. Para isso você terá que optar entre um depurador, exaustor ou coifa.

Para esclarecer suas dúvidas quanto ao funcionamento de cada um, separamos algumas dicas que vão auxiliar você na hora de optar pelo produto que mais se adapta ao seu ambiente.

 

Depuradores

Os depuradores são equipamentos que normalmente são indicados para pequenas cozinhas. São indicados para cozinhas com pouca utilização ou que não tenha a possibilidade de se fazer uma saída externa do ar através de dutos.

Nesse equipamento o ar passa por uma camada de filtros de alumínio e depois por filtros de carvão ativado (dependendo do modelo) que farão a “depuração” do ar e devolvê-lo ao ambiente. Caso o depurador utilize filtros de carvão ativado, há a necessidade de fazer a troca dos mesmos periodicamente.

Alguns modelos de depurador, não utilizam filtros de carvão mas uma manta de poliéster que também deve ser trocada de tempos em tempos (este modelo é o menos eficiente).

 

Exaustores

Exaustor é um equipamento que normalmente é instalado na parte mais alta da parede e perto do fogão. É como um pequeno ventilador que puxa a fumaça e a gordura do ar da cozinha. Neste caso é necessário abrir um furo na parede para instalar o equipamento que fica embutido.

O exaustor pode ser mais eficiente que o depurador pois joga o ar da cozinha para fora mas o inconveniente é que é necessário fazer uma limpeza frequente nas hélices do equipamento e é possível que a gordura fique escorrendo na parede externa.

 

Coifas

A coifa é o equipamento que possui melhor eficiência pois possui uma grande capacidade de sucção e pode ser instalado no modo exaustão(com saída de ar para a parte externa) ou no modo depurador (utilizando filtros de carvão ativado que depuram o ar e devolvem para o ambiente).

As coifas tem um visual mais moderno e acabam fazendo parte da decoração da cozinha além de cumprir seu papel muito bem. Você pode optar por uma coifa de ILHA (onde são instaladas no teto para atender fogões de centro) ou de parede (onde o fogão fica encostado na parede). Se você exige qualidade de ar na sua cozinha, indicamos para você uma coifa.

 

Escolhendo a coifa adequada para sua cozinha


Se a sua cozinha é muito utilizada e você deseja ter uma ambiente livre de odores e gordura chegou a hora de você escolher a sua coifa. Mas qual a potência adequada? Qual o tamanho? Ilha ou parede?

Veja nossas dicas abaixo para você fazer a escolha correta!
 

Existem muitas marcas e modelos com design e potências diferentes no mercado. Leve em consideração se você utiliza muito a cozinha e se prepara alimentos como frituras ou ainda utiliza um grill, é necessário a aquisição de um equipamento que tenha alto poder de sucção e que o equipamento possa ser utilizado como coifa (com saída externa).

 

Capacidade de sucção
 

O design também pode influenciar na eficiência de captação de gordura. Verifique a área de sucção da sua coifa. Coifas que possuem vidro normalmente tem a área de sucção menor do que coifas tradicionas (modelos piramidais).

 

 

 

Tamanho da coifa

O tamanho da coifa é proporcional ao tamanho do fogão. Nos fogões de 4 queimadores, utilizam-se coifas de 60cm a 70cm. O fogões com 5 ou 6 queimadores utilizam coifas de 75cm a 90cm.

 

 

Coifa de ilha ou coifa de parede

A escolha do modelo de coifa (ilha ou parede) vai depender do posicionamento do fogão na sua cozinha.

  • Coifas de ilha
    São utilizadas em fogões posicionados em ilhas (bancadas no centro da cozinha). Não esqueça que a fixação deste tipo de coifa requer uma estrutura adequada de fixação e não poderá ser fixada no teto de gesso nem em madeira. Deverá ser fixada diretamente na laje ou em alguma estrutura que seja bem firme e suporte peso.
     
  • Coifas de parede
    A coifa é instalada em uma parede PLANA, alinhada com o fogão. O duto de saída (que fica escondido dentro da coifa) pode ser direcionado para o teto (acima da laje), para a parede atrás da coifa ou para uma parede lateral. Caso você possua armários aéreos na sua cozinha , você deverá deixar um espaço livre para a coifa + 10cm.